AdSense

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Parque na Zona Sul: Severo Gomes

Quem disse que em Sampa não tem Parques?
Mais um passeio bacana para se fazer em São Paulo!!
É o Parque Severo Gomes, que fica na Granja Julieta, Santo Amaro.


A área do parque é remanescente do loteamento de duas chácaras, Vila Elvira e Granja Julieta. Essas áreas foram destinadas a jardins gramados e logradouros públicos chamados de “Espaço Livre”. Na década de 70 o espaço passa a ser denominado “Centro de Convivência”, com um pequeno teatro, um quebra-vento, palco, bancos de cimento para a platéia e aparelhos de recreação infantil. Em 1989 o Parque Granja Julieta é inaugurado e, em 1992, recebeu o seu nome atual, Severo Gomes, em homenagem a um político paulista.

Apresenta vegetação composta por áreas ajardinadas, bosques e vegetação ribeirinha ao longo do Córrego do Judas. Destacam-se alfeneiro, amoreira, angico, espatódea, eucalipto, ingá-banana, grevílea-gigante, paineira, pessegueiro-do-mato, pinheiro-australiano, suinã e tarumã. Foram registradas 58 espécies.

Paineira

Pessegueiro-do-Mato

Suinã

Já sua fauna compreende 78 espécies, sendo 17 de borboletas, incluindo belos exemplares do grupo “rabo-de-andorinha”, que apresenta asas pretas com manchas amarelas e detalhes vermelhos. Além disso, ocorre uma espécie de peixes e 58 de aves. Neste grupo, ocorrem espécies endêmicas da Mata Atlântica como periquito-tiriba, periquito-rico e tié-preto, além de migratórias, a saber: bem-te-vi-rajado, tesoura, suiriri e andorinhão-do-temporal. Embora infrequentes, o sabiá-coleira, o coleirinho, o encontro e o gaturamo-verdadeiro podem ser vistos. É possível observar diversas espécies de pica-paus, sabiás e papa-moscas, tiranídeos da família do bem-te-vi. Mamíferos como gambá-de-orelha-preta e saguis também podem ser avistados.

Borboleta "Rabo-de-Andorinha"

Onde Fica:
Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta
Subprefeitura Santo Amaro
Área: 34.900 m²
Funcionamento: diariamente das 7h às 19h
Fone: (11) 5687-4994



Bora conhecer mais um parque????


Fonte: Prefeitura de S. Paulo