AdSense

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ópera de Arame em Curitiba, Conhecem?

O Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame.


É um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski.

O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.


O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.

Entrada Opera de Arame


.Ópera de Arame


A peça inaugural foi Sonho de uma Noite de Verão, na abertura do primeiro Festival de Teatro de Curitiba. Dirigida por Cacá Rosset, com o Teatro do Ornitorrinco, tendo no elenco: Christiane Tricerri, Cacá Rosset, Tácito Rocha, Ary França, Rubens Caribé, José Rubens Chachá, Gerson Steves, Mário César Camargo e outros.
Foi palco, em 4 de abril de 1993, da festa dos 300 anos de Curitiba.
Em 2005 foi palco da comemoração de cinco anos do programa de televisão Altas Horas, da Rede Globo.
Em 2006 ocorreu o Festival de Dança de Curitiba 2006, no qual quatro mil crianças dançaram o tema Diversidade em Movimento.
Em Outubro de 2011 ocorreu a gravação do DVD Acústico Na Ópera de Arame, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

Onde Fica:

Fica na rua João Gava, bairro do Pilarzinho. Veja o Mapa:


Vamos visitar?

Fonte: Wikipedia e Prefeitura de Curitiba



Nenhum comentário:

Postar um comentário